Não, não pretendo ser modelo, nem cantora, nem actriz... Não...
Ando na busca do meu sonho de ter a minha casa mas o propósito tem-se mostrado difícil. Ou porque não encontramos terreno a bons preços, ou as casas novas não correspondem às características ou preços que gostaríamos ou porque as casas para reconstrução são escassas ou a preços poucos convidativos. Temos percorrido ruelas, ruas, freguesias, concelhos, imobiliárias e até ao momento não tenho muito pouco por onde escolher.
Não somos exigentes mas como somos jovens e temos pouco dinheiro para gastar, as possibilidades vão reduzindo.
Na verdade, a casa dos nossos sonhos é térrea, pequena e aconchegante e com espaço para um pequeno jardim, de preferência que não dê muito trabalho, a única exigência da minha parte é que a suite tenha closet... Não é pedir muito...
No entanto, as casas do mercado são enormes, a preços exorbitantes e de dois pisos. Os terrenos são enormes, caros ou não preenchem os requisitos. As casas para reconstruir que existem são bastantes caras tendo em conta que pretendemos fazer alterações.
Isto sem considerar as demais contrariedades! As casas antigas tem benefícios a níveis de IMT e IMI mas o banco pode avaliar bem menos do que aquilo que os proprietários estão a pedir. O IMI das casas prontas a habitar, quando acaba a isenção de primeira habitação permanente, é quase metade de uma prestação mensal, ou seja, um absurdo. O terreno, apesar de dar para construir a casa ao nosso gosto, exige disponibilidade para tomda de decisões e procura de materiais, etc, sem falar no tempo da construção, o que obrigaria ao pagamento da renda de casa durante esse período...
Como podem constatar, estou aqui com um dilema que afecta, provavelmente, toda a minha vida e não pode ser levado de ânimo leve.
Sem comentários:
Enviar um comentário