sábado, 26 de fevereiro de 2011

O que é a retenção de líquidos?

Se há alguém que sofre deste mal sou eu... Acho que se não sofresse deste mal o volume das minhas pernas e tornozelos diminuiria consideravelmente...

No ginásio que frequento deram-me um prospecto onde tem tudo o que precisamos saber sobre esta questão, por isso vou partilhar...


O que é a retenção?

Em circunstâncias normais, os líquidos existentes no corpo estão distribuídos pelo sangue, líquido celular e líquido extra celular, num equilíbrio conhecido como homeostase. Dos líquidos que estão fora da célula, 5% correm nos vasos e 15% estão no espaço intersticial (entre os tecidos). Um homem saudável de 70kg tem cerca de 42 litros de água no corpo, 28 dentro das células, 3,5 litros circulantes e 10,5 litros entre os tecidos. Se este equilíbrio por algum  motivo se alterar e o fluido intersticial não for devidamente excretado pelo sistema linfático, vai ficar retido no organismo, causando edema e inchaço generalizado.

Sintomas

O inchaço pode afectar várias partes do corpo. Pelo efeito da gravidade, é sentido de forma mais intensa nas pernas e tornozelos, mas também pode afectar a face, os braços, as mãos e a zona abdominal.


Causas

Pode ser uma questão comportamental, como o estar demasiado tempo sentado, hormonal, no caso do sintoma pré-mestrual das mulheres, ou comgénito, como doenças cardíacas ou dos rins. O uso de fármacos (pílula anticoncepcional ou anti-infamatórios não corticosteróides) também podem ser factores de risco.


O efeito diurético

A diurese é a produção de urina pelos rins. Aumentar a diurese ajuda o organismo a eliminar o excesso de água e sódio. Por diminuir a quantidade de fluido que circula nos vasos sanguíneos, a pressão arterial na parede das artérias é menor, o que torna a dieta pobre em sódio, a mais indicada para quem sofre de hipertensão, devido à retenção de líquidos.

Potentes diuréticos


Líquidos: Café, chã, cerveja com e sem álcool. Coca-cola e sumos (forma concentrada) de arando, melão, aipo e de pepino. Água de coco, água destilada e hipossódica (baixos teores de sódio/sal).
Plantas: urtiga, salsa, bardana, cavalinha, centelha asiática, chá verde, dente-de-leão, bétula.

Diuréticos moderados

Alimentos: Cebola, alho, beterraba, hortaliça, aipo, abóbora, guaraná, agrião. E frutas como maça, uva, melancia, ananás e melão.
Líquidos: Sumos de vegetais ricos em clorofila (ex: cenoura, couve, beterraba).
Plantas: Cerejeira, buchu, medronheiro, uva-ursina.

Alimentos intermédios

Alimentos: Ricos em proteínas,como carne vermelha, frango, perú, peixe e marisco; queijo, ovos, leguminosas secas (soja, lentilhas, milho, etc), cereais integrais, frutas como banana e cítricos.

Alimentos que favorecem a retenção de líquidos

Alimentos: fritos, pickles, sal, alimentos com sódio ou monoglutamanto sódico (ex: enlatados, bolachas), azeitonas, chocolates, cereais, enchidos. Produtos açucarados (1g de açúcar liga-se no músculo a 3g de água. Quanto mais açúcar se ingerir, mais água se retém no organismo).

Fonte: Revista Performance n.º 82


Nutrição

Da mesma forma que podem ajudar a eliminar os líquidos em excesso no organismo, os alimentos também podem contribuir para a sua  retenção. Prós essenciais: muita água - cerca de 1,5L por dia, tendo presente que o sal a retém no organismo. Ingira outros líquidos como chás e batidos de frutas, para estimular a diurese.
Alho, cebola, rúcula, couve, tomate, alho francês e abóbora facilitam a circulação e/ou diminuem a retenção hídrica, logo também são aconselhados. Assim como a salsa, rica em vitaminas e minerais, que ajuda a digerir os alimentos mais pesados e actua como diurético.

Também poderíamos encaixar a cerveja, por ser diurética, não fosse o seu alto teor calórico. Ao contrário das frutas, como o abacaxi, melancia, papaia e limão. Sem esquecer a banana, cujo teor em potássio contraria a retenção de fluidos.

Elimine o sódio da dieta. E atenção: não só o sal na preparação da comida. Procure formas camufladas nos rótulos dos alimentos processados (o glutamato de monosódio, por exemplo). Os tecidos gordos produzem estrogénio, o que aumenta a retenção de fluidos. Se tiver peso a mais, faça uma dieta equilíbrada e elimine os quilos em excesso.


Costuma acordar com nariz entupido, sofrer de dores de cabeça frequentes ou notar inchaço abdominal? É provável que exista uma desregulação metabólica causada por algum alimento da sua dieta que esteja a afectar o normal equilíbrio de líquidos no organismo. Faça o teste e descubra possíveis alergias alimentares. Evite bebidas que desidratam, ou pelo menos abusar delas. Refiro-me ao chá, café e principalmente álcool.
Em relação aos fármacos: a pílula é um dos mais conhecidos, mas os corticoesteróides, comprimidos para a tensão arterial elevada, anti-inflamatórios não-esteróides e antidepressivos são igualmente prejudiciais.


As massagens de drenagem linfática podem ser uma verdadeira ajuda para quem sofre de retenção de líquidos, a drenagem linfática pode ser feita de forma manual ou mecânica. Esta massagem estimula o sistema linfático a trabalhar de uma forma mais acelerada, mobilizando a linfa até aos gânglios linfáticos. Durante este processo será eliminado o excesso de líquido e as toxinas que ficam retidas no nosso organismo.

Água contra retenção dos líquidos

Pode até parecer contraditório, mas beber bastante água é uma excelente medida para eliminar o excesso de líquidos que tem causado o inchaço. Isso porque a filtragem do sangue acaba ocorrendo mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e, portanto, diminuindo o edema.

Fonte: Custódio César (Pós-graduado em Nutrição)


Agora eu... Fonte: Gorete Moreira aka Shallow girl (ah ah ah)

Há aqui informação repetida mais quis manter-me fiel aos testemunhos por isso transcrevi-a na mesma.
Há aqui também informação que chamaria de contraditória, como o exemplo do chá, que é aconselhado e desaconselhado. Em relação a isto, segundo me informaram, como o chá é diurético pode desidratar. O melhor a fazer é, se beber 0,5L de chá, beber o equivalente em água...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Páginas