sábado, 26 de fevereiro de 2011

O que é a retenção de líquidos?

Se há alguém que sofre deste mal sou eu... Acho que se não sofresse deste mal o volume das minhas pernas e tornozelos diminuiria consideravelmente...

No ginásio que frequento deram-me um prospecto onde tem tudo o que precisamos saber sobre esta questão, por isso vou partilhar...


O que é a retenção?

Em circunstâncias normais, os líquidos existentes no corpo estão distribuídos pelo sangue, líquido celular e líquido extra celular, num equilíbrio conhecido como homeostase. Dos líquidos que estão fora da célula, 5% correm nos vasos e 15% estão no espaço intersticial (entre os tecidos). Um homem saudável de 70kg tem cerca de 42 litros de água no corpo, 28 dentro das células, 3,5 litros circulantes e 10,5 litros entre os tecidos. Se este equilíbrio por algum  motivo se alterar e o fluido intersticial não for devidamente excretado pelo sistema linfático, vai ficar retido no organismo, causando edema e inchaço generalizado.

Sintomas

O inchaço pode afectar várias partes do corpo. Pelo efeito da gravidade, é sentido de forma mais intensa nas pernas e tornozelos, mas também pode afectar a face, os braços, as mãos e a zona abdominal.


Causas

Pode ser uma questão comportamental, como o estar demasiado tempo sentado, hormonal, no caso do sintoma pré-mestrual das mulheres, ou comgénito, como doenças cardíacas ou dos rins. O uso de fármacos (pílula anticoncepcional ou anti-infamatórios não corticosteróides) também podem ser factores de risco.


O efeito diurético

A diurese é a produção de urina pelos rins. Aumentar a diurese ajuda o organismo a eliminar o excesso de água e sódio. Por diminuir a quantidade de fluido que circula nos vasos sanguíneos, a pressão arterial na parede das artérias é menor, o que torna a dieta pobre em sódio, a mais indicada para quem sofre de hipertensão, devido à retenção de líquidos.

Potentes diuréticos


Líquidos: Café, chã, cerveja com e sem álcool. Coca-cola e sumos (forma concentrada) de arando, melão, aipo e de pepino. Água de coco, água destilada e hipossódica (baixos teores de sódio/sal).
Plantas: urtiga, salsa, bardana, cavalinha, centelha asiática, chá verde, dente-de-leão, bétula.

Diuréticos moderados

Alimentos: Cebola, alho, beterraba, hortaliça, aipo, abóbora, guaraná, agrião. E frutas como maça, uva, melancia, ananás e melão.
Líquidos: Sumos de vegetais ricos em clorofila (ex: cenoura, couve, beterraba).
Plantas: Cerejeira, buchu, medronheiro, uva-ursina.

Alimentos intermédios

Alimentos: Ricos em proteínas,como carne vermelha, frango, perú, peixe e marisco; queijo, ovos, leguminosas secas (soja, lentilhas, milho, etc), cereais integrais, frutas como banana e cítricos.

Alimentos que favorecem a retenção de líquidos

Alimentos: fritos, pickles, sal, alimentos com sódio ou monoglutamanto sódico (ex: enlatados, bolachas), azeitonas, chocolates, cereais, enchidos. Produtos açucarados (1g de açúcar liga-se no músculo a 3g de água. Quanto mais açúcar se ingerir, mais água se retém no organismo).

Fonte: Revista Performance n.º 82


Nutrição

Da mesma forma que podem ajudar a eliminar os líquidos em excesso no organismo, os alimentos também podem contribuir para a sua  retenção. Prós essenciais: muita água - cerca de 1,5L por dia, tendo presente que o sal a retém no organismo. Ingira outros líquidos como chás e batidos de frutas, para estimular a diurese.
Alho, cebola, rúcula, couve, tomate, alho francês e abóbora facilitam a circulação e/ou diminuem a retenção hídrica, logo também são aconselhados. Assim como a salsa, rica em vitaminas e minerais, que ajuda a digerir os alimentos mais pesados e actua como diurético.

Também poderíamos encaixar a cerveja, por ser diurética, não fosse o seu alto teor calórico. Ao contrário das frutas, como o abacaxi, melancia, papaia e limão. Sem esquecer a banana, cujo teor em potássio contraria a retenção de fluidos.

Elimine o sódio da dieta. E atenção: não só o sal na preparação da comida. Procure formas camufladas nos rótulos dos alimentos processados (o glutamato de monosódio, por exemplo). Os tecidos gordos produzem estrogénio, o que aumenta a retenção de fluidos. Se tiver peso a mais, faça uma dieta equilíbrada e elimine os quilos em excesso.


Costuma acordar com nariz entupido, sofrer de dores de cabeça frequentes ou notar inchaço abdominal? É provável que exista uma desregulação metabólica causada por algum alimento da sua dieta que esteja a afectar o normal equilíbrio de líquidos no organismo. Faça o teste e descubra possíveis alergias alimentares. Evite bebidas que desidratam, ou pelo menos abusar delas. Refiro-me ao chá, café e principalmente álcool.
Em relação aos fármacos: a pílula é um dos mais conhecidos, mas os corticoesteróides, comprimidos para a tensão arterial elevada, anti-inflamatórios não-esteróides e antidepressivos são igualmente prejudiciais.


As massagens de drenagem linfática podem ser uma verdadeira ajuda para quem sofre de retenção de líquidos, a drenagem linfática pode ser feita de forma manual ou mecânica. Esta massagem estimula o sistema linfático a trabalhar de uma forma mais acelerada, mobilizando a linfa até aos gânglios linfáticos. Durante este processo será eliminado o excesso de líquido e as toxinas que ficam retidas no nosso organismo.

Água contra retenção dos líquidos

Pode até parecer contraditório, mas beber bastante água é uma excelente medida para eliminar o excesso de líquidos que tem causado o inchaço. Isso porque a filtragem do sangue acaba ocorrendo mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e, portanto, diminuindo o edema.

Fonte: Custódio César (Pós-graduado em Nutrição)


Agora eu... Fonte: Gorete Moreira aka Shallow girl (ah ah ah)

Há aqui informação repetida mais quis manter-me fiel aos testemunhos por isso transcrevi-a na mesma.
Há aqui também informação que chamaria de contraditória, como o exemplo do chá, que é aconselhado e desaconselhado. Em relação a isto, segundo me informaram, como o chá é diurético pode desidratar. O melhor a fazer é, se beber 0,5L de chá, beber o equivalente em água...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Comprar calças



Antes quando queria comprar umas calças era tarefa relativamente fácil... Era deslocar-me à Salsa mais próxima e escolher entre os modelos que faltavam no meu armário. Nem sempre era fácil porque já tinha os modelos quase todos... Só eu não... Eu, a minha irmã e a Lu... E não foram poucas as vezes em que uma de nós saía com o modelito igual... Ou as vezes em que a Lu dizia que adorava o modelo e vai na volta ela já o tinha só que já não se lembrava...

Não sei propriamente o motivo mas aos poucos fui deixando de comprar na Salsa. Acho que fui procurando modelos mais acessíveis, o corpo também mudou um pouco e acho que também houve uma altura em que me saturei dos modelos e da Salsa...

A verdade é que comprar jeans bonitos e que me caiam bem no corpo tem sido difícil, sendo que agora jeans é a peça de vestuário que menos gosto de comprar porque não encontro o "tal" par que assenta que nem luva...

P.S.: Ainda tenho ali um par que estou com esperança de voltar a vestir... Quando o comprei já estava um pouco apertado, podem imaginar agora... Mas ainda vou conseguir vesti-lo... Ah isso vou...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aos pouquinhos

Aos pouquinhos vou-me livrando de umas gramas, que já se traduziram em kg. Claro que não tenho assim muitos kg para perder mas tudo conta... O máximo que pesei foi 53,700 k e em alguns momentos pensei que não saíria dali, se não fosse para cima já era uma sorte... Felizmente hoje pela manhã, depois do xixizinho e antes do pequeno almoço, pesava 51,500kg... Yeiiiiiiii... Claro que acho que alguma coisa não está propriamente bem, ou a balança está completamente doida ou eu estou a fazer alguma coisa que resulta. Bem, tenho tido algum cuidado com a alimentação, mas ainda cometo uns deslizes... Típico... Depois do pequeno almoço voltei a pesar-me (estou a ficar viciada na balança!!!!) e espanto meu, ainda pesava menos, 51,200 kg... WTF!!!!
Não perguntem, não sei responder... Realmente devo ter mesmo um metabolismo acelerado, bem acelerado... Em excesso de velocidade... Portanto podem concluir, que ando feliz. Ando, pois...
O que me podia fazer ainda mais feliz era perder uns centimetros de volume na cintura e nas coxas... Isso sim, seria a cereja em cima do bolo... Mas a próxima avaliação no ginásio é só no dia 17 do próximo mês. Espero, até lá, não sabotar estes números que tanto me fazem feliz...

Ai, a inveja




Sou invejosa... Sou... Mas acho que é daquela inveja boa, sem maldade. Ontem vi uma rapariga com um cabelo lindo, mesmo lindo. Era de um castanho brilhante de morrer de inveja... Não morri, mas cobicei. O meu cabelo é castanho mas sem brilho e cheio de nós, mal lhe consigo passar os dedos.
É desta m€rd@ de água cheia de calcário que não ajuda...
O que eu não dava por um cabelinho como aquele!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

H&M





 
Ao contrário do habitual, na minha última visita à H&M gostei de imensas coisas e experimentei a maior parte delas. Infelizmente não comprei nada na altura mas a maior parte das peças continuam na minha mente... Estas estão na minha lista e ainda um blazer que vou trazer de certeza. Também vi uma capa mito gira mas que também não consegui entrar no site.
Pena não me ter saído o euromilhões, que sabia bem onde havia de gastar uma parte dele...


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Consulta de nutrição

Apesar de raramente lá pôr os pés, estou incrita no ginásio... Ainda que este tenha sido um dos objectivos concretizados, a verdade é que tenho usufruido pouco da mensalidade... Mea culpa...
No acto da inscrição, disseram-me que tinha direito a uma consulta de nutrição e, por motivos alheios à minha vontade, só ontem foi possível fazê-la.

A conclusão que cheguei é que até nem sou uma rapariga com pouca sorte. Não sou, não... Apesar da minha péssima alimentação e, ao contrário do que eu pensava, o meu metabolismo é bem acelerado, porque segundo a opinião do entendido, caso o meu metabolismo não fosse tão acelerado, a esta altura eu não andava, rebolava...

Ainda que o caso não seja tão mau, sei que tenho algumas gorduras que quero ver aniquiladas e quero também tonificar o meu corpo.
São estes os motivos que me fazem querer mudar as minhas escolhas alimentares e, apesar de saber que não vou conseguir seguir tudo à regra, vou fazer os possíveis para me sentir melhor neste corpo. Afinal é o único que tenho...

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Contar os passos

 
Há dias em que nem 100 passos durante todo o dia... Nesses dias culpo-me da minha inércia e que isso não se volta a repetir, mas nada parece mudar. Nem o facto de algumas gordurinhas se terem instalado em zonas estratégicas e, pelas quais, nutro um ódio de morte me fazem sair deste letargia.
Isto já para nem falar do estado dos meu metabolismo que, com a aproximação dos trinta (falta um ano e meio), se vai  tornando cada vez mais lento. Também, pudera, eu não ajudo em nada e a verdade é que nunca fui tão inactiva como agora. Este ano acho que só fui 4 vezes ao ginásio e eles nem me devolvem o dinheiro por eu não comparecer aos treinos...
Impõe-se, não uma pomessa de Ano Novo, mas uma promessa do Dia dos Namorados, em como me tornarei mais activa fisicamente.

Os ex assombram-me o dia e a noite

Não tenho rancor por nenhum ex-namorado, até sou amiga de quase todos, exceptuando um que não quis esse título. Cada um faz as suas escolhas e a dele mantém-se até aos dias de hoje, e, se hoje viesse falar comigo, não teríamos nada para dizer, já que não temos nada em comum... nada mesmo.
No entanto, nestes últimos dias o contacto com alguns deles e praticamente todos ao mesmo tempo fez-me lembrar do tempo que já lá vai.

O J.P. foi um amor de Verão entre conhecidos de longa data. Ele visitava a minha aldeia quase todos os anos e era apaixonado pela minha prima, aliás na minha adolescência todos os emigrantes em alguma altura foram apaixonados pela minha prima... Um Verão, tudo mudou. Não sei o que desencadeou a mudança mas ainda bem que aconteceu. Na noite anterior ao seu regresso a casa foi uma choradeira descomunal, chegamos a pedir aos pais dele para o deixar ir mais tarde mas, como seria de esperar, eles não foram na nossa cantiga. Fizemos promessas de amor, juras eternas. Mas a adolescência é uma época tramada e amores a longa distância não eram fáceis de manter nessa idade e eu fiz asneira... Mesmo assim, durante muito tempo foi o dono do meu coração mas ele ficou tão magoado que passados 2 anos essa mágoa ainda era significativa. Agora vive na América e, nesta era tecnológica o reencontro não poderia ser mais evidente, através do FB.

O R. foi o meu amor mais intenso, mais louco e  mais sofrido. A loucura na sua essência... Apareceu-me em forma de sonho e o estranho é que tenho a sensação que não é a primeira vez que sonho este sonho. Sabe-me a repetição... No sonho, vou ao casamento dele e como seria de esperar o caos acontece. Nem sei como é que EU seria convidada para esse enlace? (Até porque na realidade não fui. I wonder why?)

O H. nem amor foi, passou na minha vida com tanta rapidez que normalmente nem me lembro em que circunstância é que ele entrou na minha vida. Estes dias surgiu em forma de msn. Há que adorar as novas tecnologias.

O T. que, só me fez sofrer, (no tempo que estivemos juntos acho que só consigo me lembrar de um momento completamente feliz, os outros foram apeas dias) faz anos hoje.

E dos meus ex só falta mesmo um, o tal que não quis ser meu amigo, do resto está aqui quase toda a mnha vida amorosa. Falhada, por sinal.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Coisas minhas

Tenho destes momentos em que o corpo e a mente metem baixa e decidem trabalhar em offline ou não trabalhar de todo...

Páginas